História do Município


História
Camutanga Pernambuco – PE

Histórico
A ORIGEM do nome é indígena onde seus primeiros habitantes eram COMUM A TANGA, ao pé da letra que dizer uma espécie de Vespa ou Papagaio de várias cores, origem dada pelos antigos moradores do município como também CAANGA que quer dizer casa de maribondos em Tupy Guarani que mais tarde denominou-se CAMUTANGA desmembrado do município de Itambé. Pertence à Microrregião da Mata Seca Pernambucana. Possui apenas um distrito, o da Sede.
O solo de Camutanga é argiloso, a vegetação é o resto da mata seca, a lavoura de subsistência é a cana-de-açucar tendo com escassa a sua fauna. Minérios encontrados Pedra Bruta, tendo no momento Pesquisas de Minérios no Engenho Paraíso do mencionado município.
A base de sustentação econômica do município está na agricultura, na pecuária e no comércio, contando com uma indústria de grande importância no fabrico do açúcar e do álcool, ausina Central Olho d`Água.
Gentílico: Camutorguense

Formação Administrativa:
Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, figura no município de Itambé o distrito de Ferreiros, criado com sede na povoação de Ferreiras.
A sede distrital foi posteriormente transferida para a povoação de Camutanga e o distrito de Camutanga figura no município de Itambé.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito já denominado Camutanga, figura no município de Itambé .
Pelo decreto-lei estadual nº 235, de 09-12-1938, o município de Itambé, passou a denominar-se També.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Camutanga figura no município de També.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.
Elevado à categoria de município com a denominação de Camutanga, pela lei estadual nº 4940, de 20-12-1963, desmembrado de També. Sede no antigo distrito a Camutanga. Constituído do distrito sede. Instalado em 08-03-1964.
Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.
Alteração toponímica distrital
Ferreiros para Camutanga alterado, em divisão de 1933.

Transferência distrital
Pelo decreto-lei estadual n 235, de 09-12-1938, transfere o distrito de Camutanga do município deItambé para També.Pela lei estadual nº 7006, de 02-12-1975, o distrito de Camutanga volta a pertencer ao município dede Itambé.
Fonte IBGE


COVID-19



GOVERNO MUNICIPAL