Dia de Conscientização da Violência contra o idoso

Só no Brasil existem quase 20 milhões de #pessoasidosas, o que, segundo o IBGE, representa mais de 10% da nossa população. E tem mais: as projeções apontam que, em 2050, teremos dois #idosos para cada criança brasileira. 👵👴👶

Esses números por si só já deveriam ser suficientes para começarmos a falar e pensar na promoção de um #envelhecimento digno e saudável o mais rápido possível. Mas existem outros que fazem com que essa discussão se torne ainda mais necessária.

Em 2019, o Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos registrou um aumento de 13% no número de denúncias de #violência contra idosos em relação ao ano anterior. E os #maustratos já representam a segunda maior causa de internações de quem tem mais de 60 anos no SUS, além de ocupar o sexto lugar em #mortalidade do Brasil.

Por isso, familiares e #cuidadores devem estar sempre atentos. A violência contra a pessoa idosa não mora só nas #agressões físicas e, mesmo que constante, nem sempre deixa marcas visíveis.

Segundo o Estatuto do Idoso, ela é qualquer ação ou omissão, praticada em local público ou privado, que possa vir a causar morte, dano ou #sofrimento físico ou psicológico. Então, se você é #vítima de abusos ou suspeita de algum caso, disque 100 e denuncie! 📞💬#maustratosécrime Ver menos