Na véspera da 1ª Feira Municipal de Ciências, Camutanga aprova Lei que garante sua realização anual

Camutanga, um dos menores municípios de Pernambuco, com população de cerca de 10 mil habitantes, é a primeira cidade da Zona da Mata Norte a garantir, em Lei, a efetivação da sua Feira de Ciências. A Lei nº 13, que contou com participação dos educadores da cidade em sua elaboração, inclui a Fecetec (Feira de Ciência e Tecnologia de Camutanga) no calendário municipal. Ela uniu vereadores de diferentes correntes ideológicas ao prefeito Armando Pimentel da Rocha e foi aprovada nesta quarta (13), véspera da realização da primeira edição da Feira.

Nesta quinta (14), a Fecetec vai reunir cerca de vinte projetos de alunos de escolas públicas e privadas locais e também de municípios vizinhos, como Timbaúba, Ferreiros e Vicência. A Feira acontece de 8h às 17h, próximo à Casa de Festejos “O Gonzagão” e contará com apresentação da Orquestra Filarmônica da cidade. Os programas itinerantes do Espaço Ciência – Ciência Móvel, Planetário e Caravana Notáveis Cientistas de Pernambuco – estarão presentes.

A região da Mata Norte é rica na realização de Feiras de Ciências. Além de Camutanga, São Vicente Férrer, Timbaúba, Vicência, Ferreiros, Macaparana, Paudalho, Tracunhaém e Carpina já realizam suas mostras científicas. “Em Pernambuco, temos o privilégio de contar com o estímulo do Espaço Ciência para despertar o interesse pela investigação e experimentação a partir da valorizacão dos trabalhos científicos da escola. A criação de leis municipais dá maior autonomia para que cada cidade reforce esta estratégia e trace seu caminho”, afirma Lurdinalva Monteiro, coordenadora regional da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) na Mata Norte de Pernambuco

Lurdinalva desempenha um papel fundamental no projeto do Espaço Ciência de estimular a realização de “Feiras de Ciências em toda parte”. Desde o início do ano, o diretor do Espaço Ciência Antonio Carlos Pavão visitou onze municípios do estado para realizar seminários com educadores e fomentar o uso da pesquisa e experimentação como ferramenta pedagógica e a realização de Feiras de Ciências em escolas e municípios.

Com parceria de Lurdinalva, três cidades da Mata Norte realizaram, ou vão realizar, este ano sua primeira Feira Municipal: Timbaúba, Camutanga e Ferreiros. Ela participa, também, da organização das Feiras de São Vicente Férrer, Vicência e Macaparana.